7 da tarde e ainda não lavei os dentes

São campónias as minhas filhas

“Mãe, quando fizer anos quero um daqueles coisos que parecem uma bandolete e se põem nas orelhas para dar música”. A forma como a Maria Rita se refere a uns auscultadores (ou “phones”, para ser mais moderna) diz muito dela.

Quando era mais pequenina, ir a um shopping e andar na escada rolante era toda uma experiência radical.

As minhas filhas são da aldeia. Cresceram a ver os animais nos quintais dos vizinhos, a apanhar limões e batatas. Vão explorar caminhos com o pai e batem-me à porta encardidas, com os cabelos eriçados, unhas pretas e buracos nas leggings. Nas mãos, um ramo de flores que apanharam no caminho, já meio murcho, “para a mãe pôr na jarra”.

Tenho medo que apanhem carraças ou carrapatos e no banho estou sempre a inspeccioná-las. Que dêem uma queda mais feia. Que algum bicho vindo não sei de onde lhes faça mal. Mas tudo o resto é um sossego para o meu coração de mãe. Saber que pertencem aqui, a este cantinho plantado entre os vários tons de verde da serra e habitado pelas melhores pessoas do mundo.

 

9 comentários em “São campónias as minhas filhas

  1. Sofia

    Agora até me emocionei um bocadinho…nascida e criada na aldeia agradeço muito pelos meus pais fazerem de mim uma campónia!Hoje quando vejo as crianças com agendas mais preenchidas que a minha e que já não conseguem viver sem toda a tecnologia, lembro me da importancia que tiveram em mim aqueles dias de tédio…uma tarde inteira á procura de grilos, a subir às àrvores e a tomar banho no rio…e hoje olho para as minhas cicatrizes nas pernas (era cada queda valente!) e tenho tanto orgulho nelas! Um beijinho Catarina e acredite que um dia elas também lhe vão agradecer…

  2. Susana Silva

    E é o melhor do mundo. Tenho dois filhos um de 7 anos e outro de 4 meses, o mais velho nasceu e cresceu até a 2 anos, assim, e ele adora voltar a primeira casa! Já o 2° não ​tem essa sorte, emigramos e apenas vai poder disfrutar da natureza em “bruto” quando vamos d férias. Isso sim é qualidade de vida viva as leggings rotas, os bichinhos, os animais da quinta do vizinho apanhar batatas 😋👍👍

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *