7 da tarde e ainda não lavei os dentes

Eu não fui feita para isto!

A Maria Leonor está com um ano e naquela fase em que só vê a mãe à frente. “Oh, tão fofinha, isso deve ser tão bom!”, pensam vocês. Não, não é bom! Consegue ser aflitivo até! Se preciso de fazer o jantar e vou para a cozinha, desata a chorar mal viro as costas. Tenho de a vir buscar e sentá-la no tapete ao pé de mim – um tapete bem grande mas que ainda assim não serve, porque ela consegue sempre sentar-se fora dele.

Ao meu lado, na cozinha, o que é que ela faz? Chora. É preciso entretê-la. E entretê-la, atualmente, passa por pô-la a desarrumar alguma coisa enquanto eu faço outra. Resultado? Enquanto faço a sopa já despejou o balde das molas da roupa para o chão e já tirou a roupa de dentro da máquina – o que não seria mau se a roupa estivesse lavada e ela a fosse estender!

Vivo entre a leveza de ter completado uma tarefa doméstica e o peso de ter de ir tratar de todo o caos que se instalou entretanto. Eu, que nunca tive talento para ser fada do lar, dou por mim a experimentar uma sensação de verdadeira felicidade quando consigo arrumar a roupa toda – nas gavetas certas – em menos de meia hora!

Com um ano, a Maria Leonor é um pequeno Exterminador Implacável. Com um sorriso bonito, vá.

11 comentários em “Eu não fui feita para isto!

  1. Silvana Bastos

    Tenho uma Maria Inês com 15 meses e é igual, com a desvantagem de que já começou a andar e ao andar sempre atrás de mim, por vezes dou comigo e tropeçar nela… Mas mesmo assim é a melhor fase deles…

    1. Diana Gomes

      Catarina cá em casa acontece o mesmo. Tenho 3 meninas a Francisca com 9 anos, a Inês com 5 anos e a Gabriela com 11 meses.
      A Gabriela também está a passar pelo mesmo; só quer colo (da mãe), o jantar tem que ser feitos às prestações porque está constantemente a chorar, a abrir e fechar gavetas e a tirar tudo pra fora.Abre as gavetas e tira as roupas todas para o chão, muitas vezes têm que ser passadas a ferro outra vez…. eu imagino quando começar a andar!!!!
      É cansativo mas é uma fase muito bonita!

  2. Leonor Campelo

    Já lhe disse Catarina é uma Maria Leonor e basta!!!!! 😁 Beijinhos das Marias daqui de casa que vos seguem desde o primeiro dia. É daqui bem perto!!!

  3. Cristina Costa

    Sei perfeitamente como é. O meu Tiago tem 18 meses e a única forma de o sossegar é deixá—lo despejar os armários😉. Eu acho que melhora quando tiver 3 anos.

  4. Clara

    Eu acho que o problema está nome.😂😂😂
    Tenho quatro, três absolutamente sociáveis e sempre prontos para tudo, dispostos a todo o tipo de aventuras. Depois tenho uma Leonor…enjoada com tudo, todos os dias faz birras a última das quais hoje durante uma visita de estudo que eu acompanhei e na hora da fotografia de grupo a Leonor era a única a chorar a dizer que não gostava de fotos no meio de 31 crianças sorridentes. Continua a querer mãe para quase tudo. Desde o dia em que nasceu, precisamente o dia em que Leonor passou a rimar com terror cá em casa. Tem sete anos 😱😱😱

  5. Claudia Guerreiro

    Conheço bem o sentimento! Tenho uma Mariana com 17 meses, que só quer estar onde eu estiver e para eu fazer o quer que seja , ela está entretida a desarrumar . A mais velha, já vai fazer 11 anos e não me lembro nada de ser assim quando era pequena e achava eu que ela era mexida demais, mal sabia o que me estava reservado para o futuro 😀

  6. Catarina oliveira

    É da idade…Um dia apanhei um susto porque ao acordar olhei para o berço é só via uma gêmea ,a Sara ,levantei-me da cama num àpice e deparei-me com a minha roupa e a delas toda tirada do guarda-roupa e os bonecos todos espalhados…E imaginem onde estava a Sofia… Estava deitada no chão do meu lado da cama ,acordada a olhar muito séria para mim…Agora tem 3 anos e já não andam sempre atrás de mim,(mas aínda hoje nem eu nem o pai conseguimos perceber como saiu do berço com 1metro de altura e ela com 1ano …Por isso é normal…Agora que recordamos é engraçado ,mas sei que na altura me perguntava”Porquê sempre a trás de mim é porque e que não vai para a beira do pai para eu poder descansar um bocadinho ,só um bocadinho???”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *