7 da tarde e ainda não lavei os dentes

A Maria Rita deixou um recado aos primos…

Entrou para a escola ainda nem fez um ano. Aprendeu a ler e a escrever mas, naturalmente, dá erros ortográficos. Muitos – até porque se põe a escrever coisas que nunca leu na vida.

No entanto, isso não parece ser um problema para a Maria Rita, na hora de comunicar ao mundo o que lhe vai na alma. Ontem, encontrei-a em bicos dos pés a colar um papel na porta.

– Filha, o que é isso?

– “Um recado para os primos. Estou farta de arrumar brinquedos e eles não querem saber e só desarrumam. Achas justo, mãe?”

“Podem brincar, mas depois têm de arrumar”. (Apesar dos erros) parece-me uma coisa muito adulta para uma miúda de 7 anos. É assim mesmo, Maria Rita!

 

4 comentários em “A Maria Rita deixou um recado aos primos…

  1. Raquel Bento

    Ainda bem que o facto de não saber escrever não a impede de o fazer. Esse é um princípio muito bom e que devem preservar/ incentivar junto da Maria Rita! Por vezes as crianças, toldadas pela “importância” dos erros ortográficos, deixam de escrever aquilo que realmente querem… exprimir-se através da escrita requer liberdade!
    Muito bem Maria Rita!
    😚

  2. Catarina oliveira

    Como já referi noutros comentários tenho duas gêmeas uma (Sara) com um tomor na cabeça e outro no joelho direito , ambos malignos que não fala e não reage a nada e movimenta-se através de uma cadeira de rodas e a outra a Sofia é perfeitamente saudável …Está entrou para a escola este ano e uma coisa que nos fez rir muito foi que ao fim do primeiro dia de escola chegou a casa toda revoltada dizendo à irmã que aínda não sabia ler…Como viu que a irmã não disse nada(o normal) desistiu…Passados alguns dias veio ter com o pai a dizer que já sabia ler (vinha com uma frase decorada da escola ) o pai trocou as palavras e ela disse muito espantada:”Pai essa frase está mal ,mas não te preocupes ,como sei que tu e a mana não sabem ler eu vou aprender e depois ensino-vos….”Não conseguimos controlar o riso porque ela disse aquilo tão séria e foi tão espontâneo que nem reparou que o pai estava a brincar com ela…No dia seguinte todos os seus amigos e professores tinham recebido a notícia que o pai e a irmã não sabiam ler e que íam aprender com ela…Até a professora se riu quando lhe contei o que se tinha passado…

  3. Regina carvalho

    Olá muito bem dito. Mas será que os primos andaram ou andam no jardim de infância? Pois é lá que se aprende esta regra tão preciosa, que utilizamos para o resto da vida em muitas atividades .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *