7 da tarde e ainda não lavei os dentes

Consoada: na tua casa ou na minha?

[Faz de conta que estão a ouvir uma musiquinha de Natal a tocar lá ao fundo] O Natal é tempo de paz e harmonia, de estar com os que nos são queridos… [pausa na musiquinha] excepto se ainda não está decidido em casa de quem é que vai ser a consoada e o almoço de Natal.

O drama, a tragédia, o horror! “O ano passado a consoada foi nos teus sogros, por isso este ano é cá em casa”, diz a minha mãe. “Mas este ano eu vou passar a casa do João porque a mãe dele pediu-nos muito”, diz a minha irmã”. E está o caos instalado.

Desde que começámos a namorar que passamos a consoada um ano com a minha família e no ano seguinte com a família Raminhos e assim sucessivamente – e o almoço de Natal com a outra parte da família.

No ano passado introduzimos uma inovação: fizemos a consoada em nossa casa. Resultado: este ano será aqui o almoço de natal, com o lado Raminhos da família. O que não teria qualquer problema se eles não fossem todos uns desorganizados!

Um ainda não sabe onde vai estar, o outro não diz nada, o próprio Raminhos diz que “tanto faz” – que é aquela expressão que ajuda imenso a resolver as coisas.

Uma pessoa gosta de se organizar e de preparar uma refeição decente e está nisto. Vai na volta e ainda sai frango de churrasco para toda a gente! (Ah, espera, a churrasqueira deve estar fechada!)

Bolas…

6 comentários em “Consoada: na tua casa ou na minha?

  1. Ana Ferreira

    Imagina quando se tem de dividir por 3 familias. A minha, a do meu sogro e a da minha sogra, que estão separados. Caos a triplicar 🙂 devia haver 3 dias de natal.

  2. Suseruas

    E eu…tenho sempre.consoada num lado e almoço no outro. Com 600km de distância. É este ano com o miúdo de 6 anos e outro de um mês. É na terra da.sogra até gelam as pálpebras.

  3. Catarina Oliveira

    Compreendo…Cá em casa somos abordados com o mesmo tema…Se algo correr mal é não houver jantar nem churrasco ,cada um vai comer a sua casa e está o problema resolvido…hahah infelizmente não é bem assim…Temos que estabelecer uma regra e chegar a um consenso…bjs e não se preocupem que tudo se há-de resolver da melhor forma

  4. Joana Nunes

    Pois na nossa família, para evitar todas essas confusões, juntamo-nos todos na mesma casa: pais, putos, sogros, irmãos, tios, primos, a bisa, sogros dos irmãos, TODOS!
    E é lindo!!!! Este ano, calha na minha casa e vamos ser 26!!!
    Não há nada melhor que a confusão do Natal, ter a casa cheia com a família, a de sangue e a de coração!
    E sabe tão bem…. a Natal! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *